Sábado, 19 de Abril de 2025
21°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Política EM TERRAS PARAENSES

Presidente Lula estará no Pará na próxima semana em Parauapebas; veja quando

O chefe do Executivo irá entregar títulos de terra no município, oriundo do programa Terra da Gente

18/04/2025 às 06h47
Por: Redação Fonte: Diário do Pará
Compartilhe:
Lula em Parauapebas no próximo dia 25 | Divulgação
Lula em Parauapebas no próximo dia 25 | Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem visita confirmada ao Pará, no próximo dia 25 de abril. A agenda oficial, divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência, informou que o chefe do Executivo estará no município de Parauapebas para participar de ações do programa Terra da Gente, voltado à reforma agrária e à inclusão produtiva no campo.

A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso à terra para famílias agricultoras, promovendo o assentamento rural em diversas modalidades de Cáreas disponíveis.

O programa também busca resolver conflitos fundiários e estimular a produção de alimentos, contribuindo com a segurança alimentar no país. A meta do governo federal é beneficiar cerca de 295 mil famílias até 2026.

As terras utilizadas no Terra da Gente têm diferentes origens. Entre elas estão áreas já adquiridas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), imóveis improdutivos que não cumprem função social, propriedades obtidas por adjudicação de dívidas com a União, além de terras públicas federais e estaduais.

Também fazem parte da lista imóveis de empresas, bancos públicos e áreas expropriadas por envolvimento em crimes como trabalho escravo ou plantio de drogas.

Além disso, o programa contempla terrenos doados por pessoas físicas, jurídicas ou entes públicos, e terras financiadas por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, que permite a compra de lotes por agricultores com subsídios do governo, com limite de até R$ 280 mil por operação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários