A perseguição aos irmãos Fagner Ramos Ribeiro, conhecido como “Nero”, e Raí Ramos Ribeiro, apelidado de “Ícaro”, que comandavam o crime organizado no Ramal do Pantoja, em Mocajuba, continua pelas forças de segurança da região. O cerco policial se intensificou após Raí Ramos Ribeiro (“Ícaro”) atirar e matar, com um disparo de fuzil no peito, o cabo da Polícia Militar Giuseppe Nogueira Gianone, lotado no 32º Batalhão.
As informações foram repassadas pelo tenente-coronel Sales, comandante do 32º Batalhão. Segundo ele, guarnições do 32° BPM e da ROTAM, após levantamento de informações sobre os criminosos junto à delegacia local, deslocaram-se até o Ramal do Pantoja, na Vila Nova Aliança, a cerca de 16 km da cidade de Mocajuba.
O alvo da operação eram os irmãos Fagner (“Nero”) e Raí (“Ícaro”), ambos fugitivos do sistema prisional. Na semana passada, após escaparem de um cerco policial, uma metralhadora, grande quantidade de munição foram apreendidos, e duas mulheres foram detidas.
De acordo com a Polícia Militar, houve um levantamento prévio da situação, já que cada irmão ficava em uma casa, distantes cerca de cem metros uma da outra. Ao chegarem ao local, as guarnições se dividiram: duas viaturas foram para a primeira casa, onde estaria “Ícaro”, e outras duas para a segunda residência, onde supostamente estaria “Nero”.
Na primeira casa, durante o cerco, as guarnições foram recebidas com vários disparos de armas de fogo de diferentes calibres. Já na segunda residência, “Nero” não foi localizado, e as equipes retornaram para apoiar os policiais que estavam sob fogo na primeira casa, abrigando-se na mata.
Ao se aproximarem para prestar apoio, um dos alvos, identificado como “Ícaro”, efetuou disparos de fuzil. Um dos tiros atingiu e transpassou o colete balístico do policial militar Giuseppe Nogueira Gianone, que foi socorrido imediatamente e levado ao hospital municipal, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito.
Além de “Ícaro”, estavam na casa outro homem não identificado e duas mulheres. Após o baleamento do policial, os criminosos tentaram fugir, atirando contra as guarnições do 32° BPM e da ROTAM, que revidaram e neutralizaram um suspeito não identificado e a mulher Benilce Maria Pereira Miranda. Ambos foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.
“Ícaro” conseguiu fugir para uma área de mata fechada, portando uma arma longa. Na ação, foram apreendidos dois fuzis (um mosquetão calibre 7,64mm e uma espingarda plataforma AR calibre 12), um carregador com capacidade para 30 munições de calibre 12, nove munições intactas de calibre 12, três estojos deflagrados de calibre 12, dois estojos deflagrados de calibre 7,64 e duas motocicletas (uma Pop preta e uma Honda Fan 125).
Mín. 22° Máx. 32°