"Pensar na exaustão mineral e tratar os desafios que advêm com desenvolvimento da mineração devem ser os compromissos de todos.", afirmou a prefeita Josemira Gadelha, durante sua participação nesta quinta-feira (7) na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração - Ibram, na capital paraense.
A prefeita foi uma das integrantes do painel que tratou sobre o "Papel dos Poderes da União e Diferentes Níveis do Governo Executivo na Agenda de Novas Economias nas Amazônias". A chefe do executivo municipal de Canaã dos Carajás defendeu a integração e união entre os entes federativos para a criação de uma política de todos os poderes e trabalhar o desenvolvendo políticas públicas para mitigar problemas nos municípios.
"Temos que criar realmente ambiente de cooperação entre os entes federativos e fomentar politicas públicas pensadas a partir da nossa gente, pensada a partir de quem vive no lugar e, possamos efetivamente, ver esse resultado na vida das pessoas com direitos garantidos.".
Josemira citou como exemplo algumas ações de estado que já vem sendo desenvolvidas no município, como: construção de escolas, investimento em saúde humanizada, garantia de infraestrutura, fortalecimento da economia local, com novas alternativas para aquecer o mercado, tudo com base na educação.
"O município de Canaã dos Carajás tem hoje, um dos maiores programas habitacionais do país, porque temos um alto índice também de pessoas que chegam na cidade e ficam sem casas para morar. Eu estou falando da dignidade do ser humano, que é a sua casa. Então, nós não podemos mais admitir que pessoas ainda morem em barracos de palha, de madeira. Por isso, estamos investindo forte no projeto habitacional para levar dignidade às pessoas.", explicou a Josemira.
A prefeita falou ainda que está investindo pesado na economia e na bioeconomia do município, fortalecendo empreendedores, pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, criado a partir da arrecadação da CFEM. "A gente traz agora um grande projeto que é o Parque do Mirante, pensando em desenvolver o turismo, garantindo preservação de áreas verdes.", disse.
"Temos um programa chamado Pro Campo, que investimos na agricultura familiar, no plantio do cacau. Estamos investindo na educação, do infantil, passando pelo médio até cursos de universidade pública. Eu trabalho Canaã dos Carajás como um município de integração - uma cidade que investe na pavimentação de estradas vicinais, com o programa Asfalto no Campo, que leva asfalto por toda nossa zona rural e, que, por meio de tudo isso, incentiva a comunicação entre os municípios vizinhos e fortalece a cultura, a economia, e a vida do povo da região”.
O EVENTO
O painel, que contou com a participação da prefeita, procurou tratar sobre o papel dos Poderes no âmbito local, Governança Territorial e Eficiência da gestão pública e sobre que ações podem garantir o desenvolvimento econômico sustentável da Amazônia a longo prazo, com o envolvimento direto, em sintonia, da sociedade civil e dos poderes da República e dos estados e municípios daquela região.
A discussão também propôs uma reavaliação do pacto federativo, como um dos caminhos para promover este amplo e necessário debate para envolver uma nova ótica de governança territorial, atribuição de deveres para cada ente público, aperfeiçoamento da gestão e desenvolvimento socioeconômico com base nas novas economias.
Além da prefeita Josemira Gadelha, participaram da roda de conversa o deputado federal Keniston Braga; Maria Nice Machado, atual Secretária das Mulheres do CNS; o almirante Mauricio Barata Soares Coelho, Chefe do Estado-Maior do Comando do 4° Distrito Naval e Mônica Pires Sodré - professora e Cientista Política do CEBRI. O debate foi conduzido e mediado pelo secretário do Consórcio da Amazônia Legal, Marcelo Silva do Amaral Brito.
Mín. 22° Máx. 33°