A Justiça Eleitoral de Parauapebas cancelou, na manhã desta quinta-feira (3), o comício do candidato a prefeito de Parauapebas, Rafael Ribeiro (União Brasil), que estava marcado para acontecer na noite de hoje, em um perímetro da Avenida Liberdade, entre as avenidas JK e Brasil, após várias reclamações de comerciantes locais.
Segundo a juíza eleitoral Flávia Oliveira do Rosário, o comício impede o direito de ir e vir dos transeuntes, por se tratar de uma das vias principais da cidade e com grande fluxo de veículos, entre, carros, ônibus e caminhões. Segundo a juíza, a montagem do palco, estava acarretando graves prejuízos na trafegabilidade no perímetro, como, engarrafamentos constantes.
Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o descumprimento da determinação pode acarretar multa no valor de R$ 150 mil à coligação União por Parauapebas. A determinação prevê a desmobilização das estruturas de forma imediata para a livre circulação de veículos e pedestres no perímetro.
O pedido de liberação da via foi feito pela equipe jurídica da "Coligação Reconstruindo a Esperança", que tem como candidato a prefeito de Parauapebas o vereador Aurélio Goiano (Avante). Os advogados justificaram à Justiça Eleitoral que em reunião ocorrida no dia 12 de setembro de 2024, ficou acordado entre a Justiça Eleitoral e os candidatos a prefeito, que as campanhas não poderiam prejudicar o direito de ir e vir das pessoas, porém, apesar disso, a campanha de Rafael Ribeiro, representada pela Coligação União por Parauapebas iniciou a montagem de palco na Avenida Liberdade no dia 2 de outubro, interditando uma das principais avenidas da cidade.
CLIQUE NO LINK PARA VER O DOCUMENTO COMPLETO:
Clique aqui para ver o documento "Decisão - Comício Rafael.pdf"
Mín. 22° Máx. 33°