Ainda como parte da segunda etapa de obras do Projeto Igarapé Ilha do Coco, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), segue com as execuções de saneamento básico no bairro Beira Rio. Desta vez, os serviços ocorrem na avenida Rio Grande, desde o cruzamento com a rua Perimetral Norte até a rua Rio Verde, nas proximidades do Ginásio Poliesportivo e da subestação de energia.
“Vamos implantar redes coletoras de esgoto com tubos de 150 milímetros que vão transportar todo o esgoto domiciliar coletado e redirecioná-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Rio Verde”, explica Daniel Magalhães, fiscal de obras do Prosap. A obra da ETE Rio Verde, que receberá todo o esgoto coletado, já está com 39% do cronograma executado.
Segundo Magalhães, somente no bairro Beira Rio, serão executados um total de 21 quilômetros de rede coletora de esgoto domiciliar. “A previsão é fazermos, aproximadamente, 51 quilômetros de rede, como parte do Ilha do Coco. Parte desses serviços também beneficiará bairros como o Guanabara, o bairro Da Paz e um trecho do bairro União”, finaliza.
Comerciante há 10 anos na Avenida Rio Grande, Vanuza Mendonça vê nos serviços uma melhoria para a cidade. “É muito válido! Parauapebas, realmente, precisa e, a partir dessa iniciativa, com certeza vai melhorar cada vez mais, principalmente, essa questão de tirar esse esgoto que corre nas nossas ruas; vai tirar o mau cheiro e a sujeira, porque quem vem a Parauapebas e vê isso, condena. Se Deus quiser, nossa cidade vai ficar cada vez mais organizada e próspera”, comemora Vanuza.
Apoio DMTT
Durante as execuções, os agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) estarão no local para garantir a segurança e fluidez do tráfego.
“Estaremos com os nossos agentes, aqui, nos horários de pico, para orientar os condutores e pedestres”, informa James Costa, chefe da Divisão de Trânsito do DMTT.
Para quem deseja acessar os bairros Beira Rio, Jardim Canadá, Parque dos Carajás ou áreas adjacentes, a alternativa é seguir pela Avenida Presidente Kenedy.
A previsão é que a obra seja realizada por até 40 dias na via pública e, nesse período, é importante que a população fique atenta às sinalizações, já que a avenida ficará parcialmente interditada, com trechos isolados conforme o andamento dos trabalhos.
Qualquer dúvida ou reclamação, o morador ou mesmo o comerciante pode enviar mensagem para o Alô Prosap pelo telefone: (94) 9 9973-0476.
Mín. 21° Máx. 33°