Um problema que, infelizmente, ainda persiste nos dias de hoje e afeta diferentes classes sociais é a violência sexual contra crianças e adolescentes. Dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) revelam mais de 17 mil casos de violações sexuais contra a população infantojuvenil entre janeiro e abril de 2023, a maioria ocorrendo nas próprias casas das vítimas.
A presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Marina de Pol Poniwas, esteve presente no evento e destacou que os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes aumentaram no país, especialmente durante a pandemia da Covid-19. “Vimos esses números crescerem de forma alarmante por conta do isolamento social, quando crianças e adolescentes tiveram que permanecer em casa. Retomar as políticas públicas de proteção é essencial para enfrentar essa realidade e proteger nossas crianças e adolescentes.”, afirmou Marina.
Rita Dias, presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do estado do Pará, também enfatizou a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em conjunto com a campanha Maio Laranja. Segundo Dias é necessário desenvolver ações que protejam os direitos sexuais das crianças, considerando seu amadurecimento e entendimento. “A sociedade adulta e as organizações de proteção precisam atuar para prevenir esse tipo de violência e os impactos para quem sofre com ela, que podem durar a vida inteira.”, disse Dias.
O desenvolvimento da campanha Maio Laranja no município é uma iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Joatan Carvalho Junior, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em Canaã dos Carajás, ressaltou o destaque do município na capacitação de técnicos e servidores públicos para identificar e tratar crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual.
Durante todo o mês de maio, o CMDCA realizará várias atividades, como palestras em escolas municipais e estaduais, capacitações para servidores da rede de proteção, e oficinas para abordar temas relacionados ao Maio Laranja e conscientizar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.
O evento de lançamento da campanha Maio Laranja contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Agna Maria; o presidente da Câmara, Dinilson José; os promotores Emerson Oliveira e Jordana Dourado; a delegada Nathalia Ferreira; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ricardo de Melo; a assessora judiciária, Bruna Queiroz e o Neil Armstrong, presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares dos Municípios Paraenses (ACONEXTEL).
Com informações da Ascom/PMCC
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 22° Máx. 36°