O ano de 2022 foi marcado por desafios para o motorista de caminhão Kailon Muniz. Ao ser diagnosticado com pneumonia, em agosto, ele precisou ser hospitalizado. Aos 34 anos, ele acabou recebendo outro diagnóstico indesejado: Insuficiência renal aguda. Após a alta hospitalar da doença nos pulmões, ele começou o tratamento na Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, onde foi submetido a 21 sessões de hemodiálise.
“Foi muito difícil receber essa notícia. Ele foi hospitalizado com um edema pulmonar, e os médicos disseram que estava com complicações renais. Procuramos logo o tratamento. Tivemos fé em Deus, e hoje ele não está fazendo as sessões”, contou Aline Araújo, 34 anos, esposa de Kailon. Após o retorno do funcionamento dos rins com o tratamento na Policlínica, o motorista continua sendo acompanhado pelo Serviço de Nefrologia da unidade, para investigação e definição do diagnóstico.
Entregue há seis meses, a Policlínica é um divisor de águas no atendimento a moradores da Região de Integração Lago de Tucuruí, que abrange sete municípios do sudeste. Neste período, a unidade já realizou 16.826 exames laboratoriais e de imagem; 9.252 consultas clínicas e 2.922 consultas com a equipe multiprofissional. Também houve 12.775 sessões de hemodiálise e 1.079 atendimentos no Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), pertencente à unidade.
Atendimento pelo SUS - A entrega da Poli Lago de Tucuruí, em 26 de julho do ano passado, ampliou a rede de atendimento descentralizada da capital, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). “Os serviços foram implantados gradativamente, e hoje estamos com todos os serviços 100% gratuitos, ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Louhanna Silva, diretora Executiva da unidade.
A gestora destacou ainda que a Policlínica preenche uma lacuna no atendimento especializado oferecido a moradores dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.
A capacidade operacional inclui 36 especialidades médicas e não médicas, como clínica médica, nefrologia, otorrinolaringologia, cardiologia, neuropediatria, psicologia, dermatologia, ortopedia e hematologia, além do atendimento em enfermagem.
“Temos uma infraestrutura capaz de realizar até 9 mil atendimentos por mês, com 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala para exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, raio-X, métodos gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia, consultórios para atendimento ambulatorial e o Natea”, completou Louhanna Silva.
Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários. Está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa.
Com informações da Agência Pará
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 21° Máx. 35°