A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos (DCCV), vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), deflagrou na terça-feira (8) a operação "Refém Digital" em Marituba.
O objetivo da ação foi cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem investigado por perseguir e divulgar imagens íntimas de uma mulher na internet.
A investigação revelou que o suspeito já era alvo de três inquéritos policiais relacionados a crimes contra a mesma vítima, ocorridos desde 2022. Na primeira ocasião, ele foi preso pela DCCV, mas obteve liberdade após decisão judicial. Mesmo em liberdade, o homem continuou praticando os mesmos atos criminosos, causando danos psicológicos e morais à vítima.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dois celulares do investigado. Esses aparelhos serão enviados à Polícia Científica do Pará para análise pericial, a fim de auxiliar nas investigações. O suspeito está atualmente preso no sistema prisional, aguardando as providências da Justiça.
A delegada Vanessa Lee, diretora da DECCC, destacou a importância da denúncia de crimes cibernéticos, como perseguição, exposição de intimidade e violência digital, ressaltando que todos são passíveis de punição. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181, com a Iara, garantindo o sigilo da identidade do denunciante.
Mín. 22° Máx. 32°