Quinta, 03 de Abril de 2025
31°

Parcialmente nublado

Canaã dos Carajás, PA

Internacional SAÚDE DO PAPA

Papa Francisco precisa “reaprender a falar”, afirma cardeal

Embora o pontífice continue sua recuperação, o cardeal Víctor Manuel Fernández tranquiliza sobre rumores de aposentadoria, destacando que a condição física de Francisco permanece a mesma de antes.

22/03/2025 às 06h05
Por: Redação Fonte: UOL
Compartilhe:
Embora o pontífice continue sua recuperação, o cardeal Víctor Manuel Fernández tranquiliza sobre rumores de aposentadoria, destacando que a condição física de Francisco permanece a mesma de antes. | Reprodução/Vatican News
Embora o pontífice continue sua recuperação, o cardeal Víctor Manuel Fernández tranquiliza sobre rumores de aposentadoria, destacando que a condição física de Francisco permanece a mesma de antes. | Reprodução/Vatican News

O Vaticano segue atento à recuperação do papa Francisco, que está se recuperando no hospital após um período de internação devido a uma pneumonia dupla. De acordo com o cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinário do Vaticano, o pontífice de 88 anos está apresentando "pequenas melhorias na respiração e na mobilidade", embora ainda enfrente desafios no processo de recuperação.

"Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes", explicou Fernández, detalhando as dificuldades resultantes do uso prolongado de oxigênio de alto fluxo, que afetou suas cordas vocais.

O papa, hospitalizado há cinco semanas, tem demonstrado uma lenta recuperação. Recentemente, o Vaticano divulgou um áudio da sua voz, que estava notavelmente afetada, com dificuldades para se expressar de forma clara.

Mesmo assim, o cardeal destacou que Francisco não está utilizando ventilação mecânica desde segunda-feira e segue recebendo oxigênio por meio de uma pequena mangueira sob o nariz. A ausência de ventilação assistida à noite é um sinal de progressos, ainda que o pontífice continue precisando de cuidados especiais.

POSSÍVEL APOSENTADORIA

Em relação às especulações sobre sua aposentadoria, Fernández foi enfático: "Eu realmente acho que não", referindo-se a possíveis rumores de renúncia. Aparentemente, Francisco está determinado a seguir em frente com seu trabalho, focado no bem-estar dos outros, como destacou o cardeal.

Já a pergunta sobre sua possível alta para a Páscoa, marcada para o próximo mês, permanece em aberto, com o Vaticano ainda sem um cronograma preciso de alta, pois os médicos preferem garantir sua total recuperação antes de permitir seu retorno ao Vaticano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários