Domingo, 19 de Janeiro de 2025
20°

Chuva

Canaã dos Carajás, PA

Brasil DECISÃO

Após repercussão negativa, governo decide revogar ato sobre fiscalização do PIX

Ministro da Fazenda afirmou mais cedo que 'tem havido crimes envolvendo relações de consumo' e que a AGU foi acionada para tomar medidas judiciais.

16/01/2025 às 06h30
Por: Redação Fonte: SBT News
Compartilhe:
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu revogar o ato que ampliou as normas de fiscalização sobre operações financeiras, incluindo o Pix. A medida invalida as regras, que começaram a valer neste janeiro, para aumentar checagem de transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas.

Lula esteve reunido nesta quarta-feira (15) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Segundo o anúncio feito pelo Ministério da Fazenda, além da revogação, o governo prepara uma medida provisória reforçando a gratuidade do Pix e equiparando o pagamento pelo sistema ao pagamento em dinheiro.

A decisão chega em meio à repercussão negativa do aumento da fiscalização sobre as transferências, tão populares no país, além de fake news com uso de inteligência artificial (IA) para alterar a imagem e voz do ministro Fernando Haddad.

A AGU vai notificar a Polícia Federal ainda nesta quarta-feira, para identificar quem cometeu crimes, inclusive com o uso de logomarca da Receita.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários