Domingo, 19 de Janeiro de 2025
20°

Chuva

Canaã dos Carajás, PA

Brasil UM PERIGO

Gracyanne Barbosa come frango cru no BBB 35; saiba os riscos

Frangos crus podem conter bactérias como a Salmonella, associada à intoxicação alimentar.

18/01/2025 às 20h44
Por: Redação Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
A contaminação pode ocorrer quando alimentos são manipulados sem higiene adequada ou consumidos crus ou mal cozidos. | Reprodução/Instagram
A contaminação pode ocorrer quando alimentos são manipulados sem higiene adequada ou consumidos crus ou mal cozidos. | Reprodução/Instagram

Na noite de quinta-feira (16), durante o BBB25, Gracyanne Barbosa foi vista consumindo um pedaço de frango cru. A influenciadora foi alertada por sua irmã, Giovanna Jacobina, sobre a condição do alimento, mas decidiu comer mesmo assim, alegando estar com fome.

"Grá, tá meio cru", disse Giovanna. Em resposta, Gracyanne afirmou: "Eu tô com muita fome. Eu sei que tá meio cru."

A cena gerou debates nas redes sociais, com profissionais de saúde alertando sobre os riscos do consumo de carnes cruas.

Riscos associados ao consumo de frango cru

Frangos crus podem conter bactérias como a Salmonella, associada à intoxicação alimentar. De acordo com o Ministério da Saúde, a bactéria pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados e causar uma condição conhecida como salmonelose.

A contaminação pode ocorrer quando alimentos são manipulados sem higiene adequada ou consumidos crus ou mal cozidos.

Sintomas de intoxicação por Salmonella

Os sintomas associados à salmonelose incluem:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre moderada;
  • Dor abdominal;
  • Mal-estar geral;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios.

Esses sinais podem aparecer entre seis e 72 horas após o consumo do alimento contaminado e durar até sete dias. A gravidade varia conforme a quantidade ingerida e o nível de contaminação.

Prevenção e cuidados

Para eliminar bactérias, o preparo correto dos alimentos é essencial. Carnes, incluindo o frango, devem ser aquecidas a temperaturas superiores a 100°C por pelo menos cinco minutos.

O nutricionista Ricardo Durante orienta: "Se você quer tornar seu alimento seguro, é necessário aquecê-lo. Cozinhe, refogue, grelhe ou frite. Não consuma carnes cruas."

Além disso, bons hábitos de higiene, como lavar as mãos antes de preparar alimentos e higienizar frutas e verduras, ajudam a prevenir contaminações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários