Normalmente, a vacinação ocorria de forma simultânea em todo o Brasil, entre os meses de abril e junho, mas as alterações na sazonalidade, como o inverno amazônico, que acontece de novembro a maio, motivaram o Ministério a optar por uma nova estratégia.
O Ministério da Saúde informou, por meio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), que promoverá uma nova estratégia de vacinação contra a influenza na Região Norte. Este ano, o período de vacinação será entre 2 de setembro e 26 de outubro, tendo como "Dia D" de mobilização o dia 28 de setembro.
Nesta campanha, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacinação contra a influenza previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e seu impacto nos serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19 e outras síndromes gripais.
A participação da comunidade nas ações de imunização é fundamental para o alcance de resultados exitosos no país, promovendo saúde e proteção da população.
Da redação
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 22° Máx. 33°