Começou nesta quinta-feira, 6, a partir das 9h30, a chave principal do Amazônia Open, realizado em Tucuruí (PA), evento da categoria BT 400 e um dos maiores do mundo, maior competição ITF da história da região Norte do país com premiação de US$ 50 mil (R$ 280 mil). A competição é realizada no Paranhos Beach Tennis.
O primeiro dia terá grandes jogos que prometem pegar fogo. Na chave masculina a dupla campeã mundial e líder do ranking, formada pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto encaram os campeões do torneio BT 50 realizado na terça-feira, o gaúcho Felipe Roman e o italiano Edoardo Ponti. As duplas chegaram a treinar nesta quarta-feira jogando um set e jogam nesta quinta não antes das 10h30 na quadra central: "Estreia contra a dupla que vem ganhando quase tudo, estão em uma fase muito boa, mas estamos treinando pra esse tipo de jogo e daremos nosso melhor. Temosd condições de ganhar deles. Treinamos contra eles hoje à tarde, jogamos um set, perdemos duro. Foi bom pra gente estudar. Chegamos confiantes após o título do BT 50", apontou Roman.
Cabeças de chave 2, o italiano Michele Cappelletti e o catarinense André Baran encaram os brasileiros Daniel Canellas e Richard Gomes e podem cruzar nas oitavas de final contra seus algozes em Petrolina (PE), a dupla do gaúcho Felipe Loch e o italiano Luca Andreolini nas oitavas de final.
Cappelletti se impressionou com a presença do público em pleno treino. Cerca de duzentas pessoas acompanharam o treinamento aberto: "Honestamente acho que nunca tive público em um treino meu, isso me impressionou, foi muito legal", disse o italiano pentacampeão mundial: "Está bastante calor, vai ser um fator importante no torneio, mas estamos prontos para jogar e daremos nosso máximo. Aqui vamos jogo a jogo não projetando o que pode vir pela frente".
Número 1 do Brasil e quarto do mundo, André Baran destacou a importância de ter um evento desse nível no Norte do país: "Mostra s potência do nosso esporte, vendo um lugar como esse lotado, muito bonito ver o esporte, jogamos no ano passado aqui, arquibancadas lotadas, ingressos esgotados, mostra o calor humano que tem aqui. Óbvio que temos que nos adaptar sempre ao clima, ambiente é diferente de cada lugar, mas é muito legal jogar nessa região e tentar fazer que o esporte cresça em todos os cantos", destacou o catarinense.
Outro duelo que promete empolgar é o do espanhol bicampeão mundial, Antomi Ramos e do letão Maksimilians Andersons, cabeças de chave 4, contra o carioca Vinicius Font e o paranaense Miguel Peres, campeões recentemente em Ubá (MG), torneio da categoria BT 200. A conquista marcou a 50ª da carreira de vini, único brasileiro a liderar o ranking mundial. Esta partida será a última do dia, não antes das 20h30 na principal quadra.
Na chave feminina as favoritas são as italianas Nicole Nobile e Flaminia Daina que enfrentam Maria Faleiros e Gabriela Sato. As paraenses Brenda Rique, campeã do BT 50, joga com Brenda Brissac e enfrentam a segunda melhor dupla do torneio, da paranaense de 18 anos, Vitória Marchezini, e da paulistana Sophia Chow não antes das 16h na quadra central. As paraenses Ana Belém e Luciana Bernardes enfrentam as cabeças de chave 5, a campeã mundial pelo Brasil, Marcela Vita, e a italiana Veronica Casadei, top 10 do ranking.
Crédito: Veiga Produções
O evento conta com nove dos top 10 no masculino e oito das top 10 do feminino e tem atletas de nove países. A transmissão é do canal PlayBT no Youtube. A partir de sexta a ESPN 4 mostra duas partidas quartas de final em conjunto com o Play BT e no sábado mostra duas semis e as duas finais, previstas a partir das 18h.
Da redação
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 22° Máx. 32°