O “Dia D” da campanha Novembro Azul no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e Unacon, na manhã desta terça-feira (28), contou com atividades de conscientização para pacientes e funcionários da unidade, principalmente o público masculino, sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Houve ainda cortes de cabelo e sorteios de brindes aos participantes.
A ação, organizada pelo Setor de Humanização, envolveu diversas áreas e equipes profissionais, além de pacientes e acompanhantes. O objetivo é tornar o público disseminador desse conhecimento, e assim garantir que cada vez mais homens procurem meios de prevenção da doença.
Durante o mês, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí vem realizando ações alusivas ao Novembro Azul, incluindo palestras, exames e consultas, que enfatizam a importância do autocuidado.
O diretor Técnico do HRT, médico oncologista Jânio Júnior, disse que a participação do público é fundamental para que haja a conscientização de todos. “O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum na população masculina. De cada seis homens, um vai desenvolver a doença. Por isso, os homens devem deixar de lado o medo e procurar os especialistas para a realização dos exames. As mulheres precisam cobrar de seus parceiros essa ida ao médico”, frisou o médico.
Mobilização- Júnior Souto, diretor-geral do Hospital, garantiu que toda a equipe abraçou a campanha Novembro Azul. “Depois do Outubro Rosa, começamos a nos mobilizar e promover atividades para a campanha Novembro Azul porque é mais uma iniciativa para alertar os homens sobre a importância da realização dos exames anuais que previnem a doença”, acrescentou.
Segundo a coordenadora da Comissão de Humanização, Jormana Carvalho de Moraes, há uma preocupação da direção da unidade em relação ao bem-estar e à saúde dos funcionários e pacientes, por isso a realização regular de capacitações, treinamentos e palestras, com foco na prevenção. “Esse mês estamos desenvolvendo o Dia D na programação da campanha Novembro Azul, visto que o homem geralmente só procura o serviço de saúde com o problema instalado e evoluindo de maneira insatisfatória. Se essa procura fosse regular, muitas doenças poderiam ser evitadas, inclusive o câncer de próstata. Precisamos criar no homem a cultura da prevenção, do diagnóstico precoce”, destacou.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com câncer de próstata, e um óbito é registrado a cada 40 minutos por causa da doença. Estilo de vida saudável, controle da pressão arterial e da glicemia, prática de atividade física são algumas formas de prevenção não apenas de câncer, mas de várias outras doenças.
Mín. 22° Máx. 38°