Reduzir o desemprego, a informalidade no mercado de trabalho e estimular a reinserção de profissionais, sobretudo, de baixa escolaridade e em situação de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo. Esses são os principais objetivos do programa "Qualifica Pará", desenvolvido pelo Governo do Estado, sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
O programa já certificou alunos de Santarém, Curralinho, Altamira, Redenção, Ponta de Pedras, Santa Luzia do Pará e outros municípios. Ao todo, segundo o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim, serão oferecidos 45 tipos de cursos e 1.452 turmas por todo o estado. Até o dia 10 de maio, 107 turmas terão sido concluídas e certificadas, o que contabiliza 2.140 alunos certificados em 86 municípios. Até está data, ainda terão 151 turmas em andamento.
“Na semana passada foi autorizada uma nova etapa do programa. Inicialmente, a previsão era de 30 mil pessoas atendidas e agora, até o fim do ano, serão próximo de 60 mil pessoas qualificadas. Nós queremos que as pessoas tenham possibilidades, a partir do conhecimento, da informação, da criatividade. Que tenham a possibilidade de crescer, de se qualificar e abrir ou potencializar seus negócios”, pontua o secretário.
Daniel Santos participou do curso de mecânica de motocicletas, em Santa Luzia do Pará, e é um dos certificados pelo programa Qualifica Pará. “Antes de fazer o curso, não estava trabalhando e estava sem perspectiva, mas agora, certificado, pretendo abrir meu próprio negócio. O curso foi muito bom, com muitos aprendizados e também conheci pessoas legais. Uma ótima oportunidade pra gente”, afirma.
Cursos ofertados
Entre os cursos já ofertados, estão mecânica de motocicleta, mecânica de motor a diesel, manutenção de celular, manipulação e beneficiamento de frutas, culinária básica, horticultura orgânica, panificação e confeitaria, cabeleireiro, eletricista, agente de portaria, camareira, habilidade em salão de beleza, tratamento de leite e outros lacticínios, chapista, vendedor de comércio e varejo, marcenaria básica.
Mín. 22° Máx. 34°