Canaã avança a passos largos para se tornar uma cidade com cada vez mais qualidade de vida e dignidade para se morar. Na noite desta quarta (19), a prefeitura do município, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), celebrou a entrega de mais de 1.000 títulos de regularização fundiária de forma gratuita à população de Canaã dos Carajás.
A cerimônia foi marcada pela entrega de 150 títulos de legitimação dos bairros Centro e Estância Feliz. E, somado aos outros documentos entregues, totalizou mais de mil famílias contempladas com a regularização das suas propriedades por meio do programa Canaã, Meu Lugar, criado em 2018 pelo Idurb.
Emocionado, José da Rocha vibrou com a conquista da oficialização de sua propriedade. “Estou muito satisfeito. Acredito que não só eu, mas todos aqueles que receberam os seus títulos. Sonhamos muito com esse documento, sabíamos que a nossa hora iria chegar e, finalmente, chegou”.
Com a regularização fundiária, os ocupantes terão conferidos os direitos reais sobre o imóvel, a valorização do lote, e, consequentemente, terão oportunidades de investimento, além de assegurar a prestação de serviços públicos, melhorando as condições urbanísticas.
Para a prefeita Josemira Gadelha, a documentação do imóvel não significa apenas o registro de propriedade, mas simboliza a trajetória do povo canaense que, agora, pode dizer com orgulho que é dono da sua própria terra. “Canaã é uma cidade que está sendo construída com qualidade de vida para todos, por isso o nome do programa é Canaã, Meu Lugar, porque aqui é o nosso lugar, aqui é a nossa terra. Não importa de onde você veio, hoje você é canaense”.
Foto: Diego Barbosa
A regularização fundiária também traz segurança jurídica às famílias que recebem os seus títulos, além de cumprir um papel significativo no planejamento e na gestão urbana, principalmente em Canaã, que é uma cidade pungente economicamente, fomentando as áreas de investimento e geração de emprego e renda no município. Alisson Milhomem, diretor presidente do Idurb, reforça que o trabalho não para e que o objetivo da autarquia é regularizar e registrar todas as propriedades de Canaã dos Carajás.
Com informações da Ascom/PMCC
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 22° Máx. 36°