Premiada duas vezes com o longa metragem documental “Transamazônia”, a diretora de cinema e TV Débora McDowell é uma das convidadas da programação deste mês da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Ela ministrará a palestra “A função social do cinema documental”, que será realizada na próxima quarta-feira, 07/12, das 19h às 21h, no auditório da instituição. A atividade é gratuita e aberta para qualquer pessoa da comunidade.
O bate-papo será feito a partir da exibição do curta documental “Não serei interrompida”, produção da Universidade de Princeton (EUA) sobre a vereadora Marielle Franco. Durante o encontro, a cineasta e o público vão conversar sobre a importância do documentário como ferramenta para discutir questões sociais relevantes e, também, sobre as particularidades desse gênero audiovisual.
Para participar da palestra, basta ligar ou enviar mensagem para o número (94) 99220-3451. Os participantes terão direito a certificado.
Sobre a cineasta
Paraense e jornalista de formação, Débora McDowell é roteirista, produtora e diretora de cinema e TV. Já participou de diversos projetos documentais, entre eles o “Transamazônia”, que retrata a vida de Melissa e Marcelly, duas travestis que vivem em pontos distintos da Rodovia Transamazônica. Com roteiro, produção e direção da cineasta, o documentário ganhou o prêmio de Melhor Direção de Longa Metragem no Festival Mix Brasil 2019 e de Melhor Filme no Festival Pan-Amazônico de Cinema de 2020.
Serviço
O quê? Palestra “A função social do cinema documental”.
Quando? Quarta-feira, 07/12, das 19h às 21h.
Onde? No auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, que fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, Jardim das Palmeiras, em Canaã dos Carajás.
Como se inscreve? Ligando ou enviando mensagem para o telefone (94) 99220-3451.
Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
O espaço cultural foi criado e é mantido pela Vale e, agora, integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce e percussão tradicional paraense.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Com informações da Ascom/Casa da Cultura
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 23° Máx. 39°