Aos 46 anos, Sônia Mangabeira está realizando o sonho de cursar o ensino superior. Ela é aluna de engenharia agronômica, uma das formações da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Canaã. Ao lado do seu único filho, Salatiel Mangabeira, de 19 anos, aluno de engenharia elétrica em Marabá, ela participou, na manhã desta quinta-feira (10), da solenidade de assinatura dos termos de adesão ao Programa Municipal de Incentivo à Permanência dos Estudantes de Cursos de Educação Superior e Profissional (Promipe).
Mãe e filho, que residem em Canaã, agora vão receber um incentivo financeiro para custear as despesas pessoais e com educação, e concluírem os seus cursos. “Entrei na faculdade primeiro e abri o caminho para ele”, relatou. “O curso tem um leque muito grande de atuação, mais do que eu esperava, e estou me empenhando muito”, completou.
Assim como Sônia e Salatiel, mais de 130 alunos de cursos superiores e profissionais, que tem residência em Canaã e estudam no município ou fora dele, assinaram os termos de adesão ao programa, criado esse ano para substituir a antiga Bolsa Universitária. A solenidade foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores, que ficou lotado.
“Esse é um programa aprovado pela Câmara, que eu quero que os gestores que me sucederem continuem”, destacou a prefeita Josemira Gadelha. Ela lembrou que a prefeitura vem incentivando o ensino desde a educação infantil, até parcerias com as escolas de ensino médio, e atração de cursos superiores. “O que queremos é que isso retorne para cada um de vocês e para a nossa cidade. Que vocês progridam e um dia possam nos ajudar a fazer Canaã progredir mais”.
Ao discursar, a secretária municipal de Educação, Roselma Milani, lembrou sua própria trajetória no ensino superior e as dificuldades enfrentadas. “Esse programa ajuda a transformar a vida das pessoas e a realidade do município”, disse.
Representando o Legislativo, a vereadora Maria Pereira definiu como “um sonho realizado” ver o auditório do espaço lotado de estudantes. “Queremos que no futuro Canaã exporte não apenas minério, mas conhecimento, e isso será através de vocês”.
Já o secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo, definiu o benefício como uma ação de “desenvolvimento social de verdade”. Ele reforçou que a gestão trabalha não apenas para fornecer auxílio para as pessoas vulneráveis, mas oportunidades de mudança de vida.
Sobre o Promipe
O Promipe visa conceder incentivos financeiros a estudantes matriculados em cursos superiores de graduação ministrados no município. O valor do benefício varia entre R$250 e R$ 500 e será distribuído de acordo com a modalidade de estudo (presencial, semipresencial ou à distância) a estudantes de baixa renda familiar per capita. O benefício vale por toda a duração do curso mediante avaliação semestral e anual.
Com informações da ASCOM/PMCC
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 21° Máx. 35°