Desde do dia 23 de maio que cerca de 270 alunos da Escola Municipal Carlos Henrique, localizada na Vila Ouro Verde, zona rural do município de Canaã dos Carajás, contam com a educação em tempo integral.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, naquela unidade de ensino, as aulas começam às 08h30 e encerram às 15h30. À tarde, os alunos possuem aulas de Interação Social e Sociocultural, Alfabetização, Letramento e Língua Portuguesa, Linguagem Matemática, Teatro, Artes Visuais, Brincadeiras e Jogos, Esporte, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Empreendedorismo, Iniciação Científica, Informática e Tecnologia, Língua Inglesa, Higiene Pessoal e Alimentar.
DESCONTENTAMENTO
Durante esta semana muitos pais de alunos da referida escola, fizeram contato com o Portal Canaã Tem de Tudo para falar de suas insatisfações com o novo modelo de funcionamento adotado pela prefeitura de Canaã.
De acordos com fontes ouvidas por esse portal, parte das aulas e atividades mencionadas pela secretária de educação não estão sendo executadas e que, até mesmo alguns pais já procuram por outras unidades em outras regiões e até em outros municípios para matricularem seus filhos, para que eles não precisem frequentar a Carlos Henrique. “Não somos contra de forma alguma o ensino integral, mas não cabe para a nossa realidade aqui do interior algumas situações que nossos filhos estão enfrentando”, disse Uarley Couto, morador da região e pai de aluno. “Temos crianças de 04, 05, 06 anos de idade levantando as 5 horas da manhã e retornando para casa só depois das 18, fazendo um percurso de ida e volta de mais de 04 horas de duração, isso é um absurdo”, argumenta. Ele ressalta ainda que em uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação do município, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação, mais de 50% dos pais presentes se manifestaram contra a modalidade de ensino, a partir daí ficou certo que haveria uma outra reunião para que fosse discutido o assunto, a reunião ocorreu mas nada evoluiu, segundo Uarley.
PAIS DENUNCIAM FALTA DE ESTRUTURA E DESCASO
De acordo com Diego Ribeiro, mais um dos pais descontentes, as crianças que estão frequentando o horário integral passam praticamente o dia inteiro sem tomar banho, e não tem como descansar, pois, a escola não oferece um espaço adequado. “Imagina uma criança de 04, 05 anos de idade ficar o dia todo sem tomar um banho sequer, e não poder dormir nem um pouco pra descansar, porque o espaço que eles oferecem não é o mais adequado”, questiona. Ele ainda relata que duas das vans que transportam os alunos não dispõem de monitoras, e que na maioria das vezes os próprios alunos descem do veículo para abrir as porteiras que ficam no trajeto da escola.
PAIS PROCURARAM CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
Na semana passada um grupo de pais revoltados com a situação esteve na Câmara Municipal durante a Sessão Ordinária, realizada no dia (7), no plenário os manifestantes ganharam voz na tribuna através do vereador Anderson Mendes do MDB. Mendes solicitou da prefeitura por intermédio da Secretária de Educação para que encontrem uma solução para situação, ele cobrou uma alternativa urgente para amenizar os transtornos causados às famílias daquela região.
O Portal Canaã Tem de Tudo tentou contato com a prefeitura e também com a SEMED, mas não obteve sucesso, o espaço segue aberto aqui para qualquer esclarecimento.
Mín. 22° Máx. 34°