Jhonciney da Silva Almeida foi preso após uma série de confusões no Parque Ambiental Vavazão, no Núcleo Cidade Nova, em Marabá. O domingo (12) conturbado terminou com o fechamento temporário de bares naquela localidade.
O caso, entretanto, possui duas versões. Uma registrada em vídeos feitos no local e outra relatada pela Polícia Militar.
De acordo com informações da PM, uma equipe foi acionada para intervir em uma série de brigas, agressões e desordem no Vavazão. De acordo com o relato, foram três ocorrências envolvendo confusões em bares e vias públicas no local e, em uma das intervenções, populares relataram que Jhonciney teria agredido pessoas no “Bar da Árvore” e em outras áreas do parque.
Ainda conforme a PM, quando os agentes de segurança pública chegaram ao local, encontraram o suspeito sendo agredido por populares. Durante a tentativa de abordagem policial, Jhonciney teria resistido e, em determinado momento, chegou a atingir um dos PMs com um soco no rosto. O acusado também teria tentado tomar a arma de um dos PM, o que levou à necessidade de disparos de advertência. Ninguém foi atingido.
Por outro lado, vídeos compartilhados no WhatsApp mostram dois PMs batendo em um homem, possivelmente Jhonciney, com pedaços de cano PVC. O sujeito revida a agressão com socos e um dos policiais saca a arma e atira na direção do chão, mas ele aparentemente não foi atingido. Após o tiro, as agressões com os canos de PVC continuam.
O homem dá as costas aos policiais e tenta se afastar, aparentemente desobedecendo ordens para parar, e mais um tiro é ouvido na gravação, que encerra logo em seguida.
De volta ao relato da PM, devido à resistência de Jhonciney e da agitação no local, foi preciso solicitar reforço policial. Com a chegada de viaturas adicionais, incluindo apoio do Batalhão de Missões Especiais (BME), os agentes conseguiram conter o suspeito, que foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
O domingo, que seria um momento de lazer e relaxamento, terminou mais cedo para quem estava na área do Vavazão. Por conta da grande concentração de pessoas alcoolizadas e de sucessivas brigas, o oficial de plantão decidiu fechar temporariamente todos os bares da localidade, visando a segurança da população.
NOTA DA PM
Em nota, a Polícia Militar informou que a Corregedoria da corporação acompanha o caso, e procedimentos apuratórios foram abertos para avaliar a conduta dos envolvidos.
Mín. 20° Máx. 26°