Sábado, 23 de Novembro de 2024
24°

Tempestades isoladas

Canaã dos Carajás, PA

Polícia JUSTIÇA

PM que matou professor é condenado a 19 anos de prisão e perde a farda

Felipe Gouveia pegou 15 anos pelo homicídio, mais quatro pelo roubo e ainda perdeu os direitos políticos e função pública

02/02/2024 às 15h19
Por: Redação Fonte: Correio de Carajás
Compartilhe:
Preso desde o dia 9 de agosto de 2018, Felipe já cumpriu quase 5 anos e meio da pena
Preso desde o dia 9 de agosto de 2018, Felipe já cumpriu quase 5 anos e meio da pena

Depois de 15 horas de julgamento, o então policial militar Felipe Freire Sampaio Gouveia foi condenado a 19 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato do professor Ederson Costa Santos. O crime aconteceu no dia 4 de agosto de 2018, em Marabá, após uma discussão de trânsito. Felipe pegou 15 anos pelo assassinato do professor e quatro anos pelo roubo, já que ele se apropriou a carteira porta-cédulas e do celular do professor logo depois de tê-lo matado friamente. Para os familiares e amigos do professor, a justiça foi feita.

Como o assassinato foi todo filmado, a defesa do acusado não teve margem para trabalhar com a negativa de autoria. As duas advogadas dele que atuaram no júri tentaram apenas diminuir a pena, removendo as qualificadoras.

Ederson Santos foi assassinado covardemente por causa de uma bobagem

Felipe foi exonerado do cargo de policial militar, porque qualquer sentença condenatória superior a quatro anos já suspende os direitos políticos e públicos. Por isso, o juiz Wanderson Ferreira Dias, presidente do júri, decretou não só a perda da função de policial militar, mas também o afastamento dos direitos políticos. É o chamado efeito secundário da condenação, como explicou o advogado Ricardo Moura, que atuou como assistente de acusação.

Felipe Gouveia, na condição de agente público treinado, tinha o dever de proteger a vida e respeitar as leis, mas descumpriu tudo isso. “Na condição de segurador do direito, ele tirou o direito à vida”, observa Ricardo Moura.

 

O advogado Ricardo Moura durante os debates no júri, observado pelo réu à direita

O crime

Felipe Gouveia é marabaense, mas era incorporado na PM do Maranhão. O crime aconteceu após uma discussão de trânsito e interpelação dele a Ederson em via pública, na Avenida Tocantins, na Cidade Nova. Felipe sacou a arma e executou o então professor do IFPA, deixando-o caído e fugindo em seguida do local com a sua companheira. Uma câmera de segurança de um estabelecimento em frente, no entanto, gravou toda a ocorrência e foi prova fundamental do crime.

 

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Marabá - PA
Marabá - PA
Sobre o município Marabá é um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 10h02 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempestades isoladas

Mín. 22° Máx. 38°

Dom 38°C 24°C
Seg 36°C 22°C
Ter 33°C 22°C
Qua 32°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes