O promotor de Justiça Mauro Messias, titular do 4º Cargo de Parauapebas, enviou um ofício ao prefeito Darci Lermen (MDB) solicitando esclarecimentos sobre os valores – e pagamentos – da realização do 34º aniversário de Parauapebas e do “maior churrasco do mundo”.
De acordo com publicação no Portal Correio, o gestor municipal tem um prazo de dez dias úteis para enviar cópia do procedimento administrativo que embasa o empenho, liquidação e pagamento de valores para realização da festa.
Caso haja omissão por parte da Prefeitura de Parauapebas, o órgão ministerial poderá abrir um Procedimento Preparatório, Inquérito Civil ou Procedimento Administrativo contra Darci Lermen.
Vale ressaltar que em março de 2022 o prefeito, Darci Lermen, e o vice-prefeito, João José Trindade, foram cassados e se tornaram inelegíveis. De acordo com a Justiça, mais de 20% dos recursos da campanha de ambos vieram de uma única pessoa e são oriundos de caixa dois, uma vez que os doadores teriam sido “laranjas” de um esquema e não possuem capacidade econômica para doar os valores – mais de R$ 1,6 milhão – que foram repassados à chapa.
Mín. 22° Máx. 34°