Sempre a se expandir, o Festival Dança em Trânsito, que em 2023 realiza circuitos em todas as regiões do Brasil e por cinco cidades estrangeiras, desembarca em outubro ao Pará, com apresentações em quatro cidades da região sudeste do estado: Marabá, Parauapebas, Curionópolis (Serra Pelada) e Canaã dos Carajás.
Em Marabá, no dia 7, em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, os bailarinos Guilherme Gomes e Helena Heyzer, do Rio de Janeiro, apresentam Em Boa Companhia, onde mergulham no universo da Dança e do Circo como ponto de partida para suas investigações. Os artistas em cena apropriam-se das ruas e praças, espaços do ir e vir, criando histórias e resgatando memórias de encontros, alegrias e tristezas, sensações que permeiam nosso cotidiano.
Já os bailarinos Zigan & Gasper, oriundos de Ljubljana, capital da Eslovênia, apresentam Alien Express, onde interpretam a possibilidade de encontrar um extraterrestre em nós/nosso. Através dos arquétipos, o espetáculo mostra, de forma íntima e ao mesmo tempo universal, a nossa própria história, até ao ponto em que a compreensão racional deixa de ser necessária.
O Grupo Tápias, do Rio de Janeiro, apresenta o Creme do Céu, um espetáculo de teatro e dança para todas as idades, que conta as aventuras de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e precisa encontrar uma forma de voltar ao céu. Para isso, conta com a ajuda de um adolescente, uma astrônoma e sua aprendiz. Enquanto buscam alternativas para o retorno da estrela, os quatro explicam o que é o Sistema Solar e as características de seus planetas de forma lúdica e divertida.
Nas duas datas seguintes, a cidade que recebe a programação do festival é Parauapebas. No dia 8 serão apresentados Em Boa Companhia e duas performances solo: Fusion With Myself, por Zigan Krajncan, e The Mind Palace, por Gasper Kunsek, no Parque Zoobotânico da Vale. No dia 9, o Centro Cultural de Parauapebas, no Bairro Apoena, recebe o Creme do Céu.
Os dois bailarinos eslovenos levam seus espetáculos solo também para a Escola Rita Lima, em Serra Pelada (Curionópolis), no dia seguinte, 10 de outubro, quando o público terá a oportunidade, ainda, de prestigiar Em Boa Companhia. Em seguida, no dia 11, a cidade de Canaã dos Carajás recebe Creme do Céu, Alien Express e Em Boa Companhia, na Casa de Cultura de Canaã dos Carajás.
Além de espetáculos consagrados com artistas brasileiros e estrangeiros, serão apresentadas peças com atuação de bailarinos locais que passarão por uma formação idealizada e dirigida pela coreógrafa brasileira Flávia Tápias.
Dança em Trânsito
Em sua 21ª edição, o Dança em Trânsito, um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país, cresceu ainda mais. A primeira – e inédita – etapa foi o projeto Palco Carioca, que ocupou o Espaço Tápias, no Rio de Janeiro, entre fevereiro e abril, reunindo apresentações de algumas das principais cias da cidade, entre elas Renato Vieira Cia de Dança, Grupo Tápias, Cia Híbrida, Márcia Milhazes e Regina Miranda.
Em junho, o festival seguiu para a República Tcheca, em parceria com o Festival Tanec Praga, onde estreou ROTAS AFORA, que conta com criadores intérpretes brasileiros, tchecos e refugiados ucranianos.
Desde 10 de julho, o festival Dança em Trânsito faz a já tradicional itinerância nacional, que este ano passa por 33 cidades, divididas em três circuitos espalhados pelas cinco regiões do país, até 14 de outubro.
Ao todo, 26 companhias e artistas do Brasil e da Bélgica, Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, França, Itália, República Tcheca, Ucrânia e Uruguai ocupam palcos e espaços públicos de 11 capitais brasileiras e 22 outras cidades com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem três tipos de residências artísticas – para profissionais com circulação e para amadores para apresentações nas cidades; intercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileira; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.
O 21º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.
Com informações de Luciana Marschall
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 22° Máx. 38°