Canaã dos Carajás segue sendo referência na saúde, o município se destacou por suas estratégias pensadas na melhoria da qualidade de vida da população. Durante a mostra “Pará, Aqui tem SUS”, realizada no mês de maio, três experiência exitosas do município foram selecionados para representar o estado no 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Goiânia, estado de Goiás entre os dias 16 e 19 de julho.
O “Programa Saúde na Escola Canaã dos Carajás: Nossa Lição é Cuidar do Futuro” apresentado pela enfermeira Jerlehnny Pinheiro, foi um dos escolhidos para representar o Pará. O objetivo do projeto é proporcionar atendimentos clínicos, odontológicos e psicoterapêuticos aos 15 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Pensado para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), outro destaque em Goiânia foi a experiência apresentada pela enfermeira Julyana Falcão, com o tema “Intervenção Precoce Multiprofissional do SAD Pós-Desospitalização de Pacientes Neurológicos Graves”. A iniciativa destacou a importância do acompanhamento de pacientes com sequelas graves durante a transição hospital-casa, visando reduzir a exposição dos usuários aos riscos de infecção hospitalar e estimular o atendimento ambulatorial durante o tratamento.
Na primeira edição da mostra #ImunizaSUS, Canaã dos Carajás também foi destaque com o trabalho “Estratégias de vacinação contra a Covid-19, focada na ampliação do acesso e adesão da população”, experiência apresentada pelo enfermeiro Douglas Pacheco, que tem como objetivo a pesquisa e mobilização social com foco na importância da vacinação e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
No ano de 2022, o município esteve entre as três melhores experiências na Atenção Básica do Brasil. “Nossa intenção é apresentar para o Brasil que é possível desenvolver trabalhos, exitosos, com resultados que melhora a qualidade de vida dos cidadãos.”, destacou a Coordenadora da Rede Assistencial de Saúde de Canaã dos Carajás, Eliana do Vale.
Mín. 22° Máx. 36°