Os nove jovens de Canaã dos Carajás que participaram da oficina de cinema do projeto Cultura na Praça tinham pouca ou quase nenhuma experiência com audiovisual. Mas após quatro dias de oficina, eles já podem dizer que realizaram um filme. A produção será exibida para toda a comunidade na Mostra de Cinema do Cultura na Praça, projeto que leva oficinas gratuitas de cinema para o interior do Estado, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O lançamento do filme “A continuação de um sonho” será neste sábado, dia 25 de março, às 18 horas, na quadra esportiva da escola Raimundo Oliveira, e contará com a participação do grupo Flores do Carimbó.
E qual é a história? O filme se baseia em fatos reais e traz uma história construída a partir de uma experiência dolorosa vivida por Grazielle Silva, de 17 anos, uma das participantes da oficina. Além de ter inspirado os colegas da oficina, Grazielle é a protagonista do filme, que aborda a elaboração do luto e a fabulação de sonhos. “Durante as filmagens, para mim, algumas cenas foram mais difíceis de interpretar, porque parecia que eu estava vivendo aquilo novamente. Então, pôr pra fora o sentimento de perda e tristeza foi muito difícil. Mas, ao mesmo tempo, foi uma experiência ótima, na qual aprendi que posso tudo, ser quem eu quiser e escolher a profissão que eu quiser. Basta ter dedicação”, comenta Grazielle.
Para o coordenador do projeto, Cris Azzi, o filme é um convite a viver o presente. “Essa história deixa um rastro muito forte em quem assiste. É um convite para vivermos intensamente o presente e as nossas relações afetivas. Não deixar pra falar sobre amor depois”, afirma o cineasta.
Foto: Ivan Oliveira
Roteiro foi escolhido pelos próprios alunos
Na oficina de cinema do projeto Cultura na Praça, em Canaã dos Carajás, a equipe convidou os participantes a conhecer cada fase de uma produção audiovisual, desde a ideia às técnicas de roteiro, passando pela fotografia e captação de imagem e som.
Com isso, os alunos tiveram autonomia para decidir sobre a história que queriam contar. E foi justamente a partir das trocas e conversas em grupo que eles escolheram um roteiro inspirado na experiência de Grazielle.
“Esse processo de criação foi muito orgânico, onde os alunos começaram a oficina fazendo um exercício individual com a câmera, buscando contar micro-histórias a partir das imagens e, depois, foram convidados a pensar coletivamente sobre um tema para a criação do filme, que é o grande momento da oficina. Foi um processo construído a partir de vivências, de dinâmicas e, principalmente, de um espaço em que as pessoas puderam falar das suas emoções, desde as emoções que estão represadas até questões que estão ligadas a sonhos e desejos de futuro”, conta Cris Azzi.
Para Maria Eduarda Sousa, outra moradora de Canaã dos Carajás aluna da oficina, o projeto valeu a pena. “Eu fiquei sabendo da oficina por amigos e queria saber como é a experiência de gravar um filme. Nunca tinha participado de nada relacionado ao cinema até então. Gostei bastante de gravar e me identifiquei com essa função. Achei o roteiro incrível e a história emocionante”, descreve a adolescente de 13 anos.
Além de ter sido roteirizado, interpretado e gravado pelos alunos, a música final do filme também ficou por conta dos participantes. A canção “Sem você” foi composta por Israel Oliveira, jovem que participou da oficina junto com a irmã, Bianca Oliveira.
O cinema em movimento no Pará
Além de Canaã dos Carajás, outros três municípios do sudeste paraense estão participando do projeto Cultura na Praça: Ourilândia do Norte, Curionópolis e Parauapebas. Em todos eles, há oficinas para adolescentes e jovens de 13 a 19 anos. Mas apenas em Curionópolis há uma turma para pessoas a partir de 45 anos.
Em Ourilândia do Norte, a oficina resultou no filme “Inhõbikwa”, que aborda o respeito à diversidade cultural no país e o reconhecimento da contribuição da população indígena na formação da identidade brasileira.
Já no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis, o projeto formou duas turmas: uma destinada para adolescentes e jovens, no período de 16 a 19 de março, e outra para pessoas com 45 anos ou mais. A oficina está em andamento.
A última cidade paraense a receber o projeto será Parauapebas.
Os cinco curtas-metragens criados em solo paraense, além de serem exibidos para a comunidade, serão lançados no Cine Babaçu, plataforma virtual que reúne 25 produções feitas nas edições passadas do Cultura na Praça e que pode ser acessada pelo endereço www.culturanapraca.art.br.
O projeto Cultura na Praça é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o apoio do Centro Cultural Tatajuba e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução.
O que é o projeto
Criado pela Vivas Esporte Cultura em 2017 e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 40 mil pessoas. O projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados.
Ficha técnica do filme que será lançado em Canaã dos Carajás
Filme: A Continuação de um Sonho
Sinopse: Grazi quer aprender a tocar bateria, mas um acontecimento interrompe seu sonho. Para ela, desistir não é uma opção.
Participantes da oficina: Bianca Oliveira, Cristina Gomes, Duda Ponte, Grazielle Silva, João Victor, Lima Mariana, Mari Santos, Tamy Silva e Vitória Camile.
Elenco: Grazielle Silva, Claudia Silva, Israel Oliveira, Wanilo, Bianca Oliveira e Moiseis Nascimento.
Serviço
O quê? Exibição gratuita do filme produzido por adolescentes e jovens de Canaã dos Carajás durante a oficina de cinema do projeto Cultura na Praça.
Quando? 25 de março (sábado), às 18 horas.
Onde? Na quadra esportiva da escola Raimundo Oliveira.
Quanto custa o ingresso? É de graça!
Para dúvidas e mais informações: e-mail cultnapraca@gmail.com ou WhatsApp (99) 99211-7888.
Contato para imprensa
Aretha Souza Fernandes – (94) 97400-9015
Com informações da Ascom/Projeto Cultura na Praça
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 23° Máx. 39°