A fim de contribuir com a recuperação da autoestima das pacientes em tratamento quimioterápico no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, a gerência do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) no município doou cabelos e lenços à coordenação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O HRT/Unacon entrega periodicamente perucas, lenços e turbantes a pacientes em tratamento contra o câncer.
As doações resultam do Projeto “Agentes da Transformação”, desenvolvido pela equipe de Humanização visando conscientizar a sociedade para a prática solidária da doação de cabelos, que após serem recebidos na unidade são encaminhados à Organização Não Governamental “Espaço Acolher”, que confecciona perucas para pacientes com câncer e mulheres e meninas vítimas de escalpelamento (quando o couro cabeludo é arrancado por eixo de embarcação).
A ação é viabilizada pela parceria celebrada entre a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e a ONG Espaço Acolher, que confecciona as perucas com os cabelos doados.
Receptividade - Segundo a coordenadora de Enfermagem da Unacon, Samara Nunes, foi por meio do Projeto “Agentes de Transformação” que a população de Tucuruí começou a doar cabelos e mechas. “Está sendo positiva a receptividade da comunidade de Tucuruí com o objetivo do projeto. Estamos recebendo muitas doações de mechas e cabelos em nossa unidade, utilizados na preparação das perucas. Mas é vital que essas doações sejam ampliadas pela população dos municípios vizinhos da Unacon, pois assim poderemos proporcionar esse benefício às pacientes em tratamento, para que se sintam melhor, pois a primeira coisa que elas imaginam é a perda do cabelo. Com esses donativos está sendo possível a confecção das perucas, e assim elevamos a autoestima delas. É muito importante a doação para podermos manter o nosso banco de perucas com um quantitativo necessário, com mais beleza e qualidade”, ressaltou a enfermeira.
Sobre a doação, o diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT-Unacon), enfermeiro Lucas Urel, disse que “ações como esta vêm atender às necessidades que nossas pacientes enfrentam durante o tratamento oncológico, que ocasiona, na maioria das vezes, a queda dos cabelos. Perucas, lenços e os turbantes aumentam potencialmente a autoestima de nossas pacientes durante o tratamento quimioterápico”.
Com informações da Agência Pará
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 21° Máx. 35°