Com a previsão de chuvas intensas para esta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja para diversas regiões do Pará, indicando perigo potencial com os temporais. Cidades como Belém, Castanhal, Altamira e Santarém estão entre as mais afetadas, com altos volumes de precipitação previstos.
Diante desse cenário, a Equatorial Pará reforça o alerta à população sobre os cuidados necessários com a rede elétrica, tanto dentro quanto fora de casa, a fim de evitar acidentes graves, inclusive fatais.
Segundo Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará, é comum, em períodos como este, o registro de queda de árvores que atingem a rede elétrica. “Nessas situações, é fundamental não se aproximar de fios caídos ou rompidos e acionar imediatamente a Equatorial pelos canais oficiais de atendimento”, orienta. O contato pode ser feito pelo 0800 091 0196 ou via WhatsApp, com a atendente virtual Clara, pelo número (91) 3217-8200.
Outro cuidado importante é durante tempestades com trovoadas: recomenda-se que os eletrodomésticos sejam retirados das tomadas, preferencialmente utilizando calçados com solado de borracha para evitar choques elétricos.
No trânsito, motoristas devem se manter dentro dos veículos durante incidências de raios, pois os pneus de borracha funcionam como isolantes, tornando o carro um abrigo mais seguro.
Confira outras orientações de segurança da Equatorial durante o período chuvoso:
• Evite ficar próximo a janelas, que podem se quebrar com ventos fortes ou objetos arremessados;
• Na rua, não toque em objetos metálicos ou elétricos, que podem conduzir eletricidade;
• Afaste-se de árvores e áreas descampadas, que aumentam o risco de descargas atmosféricas.
A Equatorial reforça que, diante de qualquer situação de risco, a prioridade é sempre a segurança. Acione a distribuidora imediatamente e mantenha distância de qualquer perigo relacionado à rede elétrica.
Mín. 21° Máx. 25°