Sexta, 04 de Abril de 2025
27°

Parcialmente nublado

Canaã dos Carajás, PA

Saúde EM ALERTA

Prefeitura de Parauapebas alerta sobre o aumento de casos de Covid-19 no município

183 casos confirmados só em janeiro de 2025

29/01/2025 às 15h10 Atualizada em 30/01/2025 às 08h29
Por: Redação Fonte: ASCOM/PMP
Compartilhe:
Foto - reprodução - Ascom/PMP
Foto - reprodução - Ascom/PMP

 

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), alerta para o aumento de casos de Covid-19 no município. De acordo com os dados mais recentes, 183 novos casos foram confirmados desde o início de janeiro de 2025.

A Semsa está oferecendo a vacinação contra a síndrome gripal desde o dia 19 de janeiro, e alerta para as sequelas que a doença pode deixar para aqueles que contraírem o vírus, além dos casos mais graves que podem levar ao óbito. O secretário de Saúde, Marcos Vinícius, reforça a importância dos cuidados preventivos. “A vacina é essencial para controlar a disseminação do vírus, mas a vigilância constante e a higienização continuam sendo as melhores formas de prevenção”, destacou Vinícius.

Em 2024, Parauapebas registrou 663 casos de Covid-19, um número que serve de alerta para as autoridades de saúde. A pandemia deixou um legado de dor e sofrimento em muitas famílias, por isso é fundamental que a população siga adotando as medidas de proteção e evite locais com aglomerações. Manter o esquema vacinal em dia continua sendo uma das formas mais eficazes de se proteger da doença.

Campanha de Vacinação contra a Covid-19

A Semsa iniciou em 19 de janeiro uma nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na cidade. A população deve comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber as vacinas, respeitando os cronogramas e faixas etárias.

Vacinas Disponíveis:

·        Zalika: para pessoas acima de 12 anos, gestantes, idosos e grupos especiais.

·        Pfizer Baby: para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Cronograma de Vacinação:

·        Segunda-feira: UBS VS-10, Liberdade 2, Minérios, Da Paz, Guanabara e Jardim Canadá;

·        Terça-feira: UBS Altamira, Fortaleza (Da Paz), Grazielly Caetano (Cidade Jardim), Palmares Sul, Liberdade 1, Palmares 2;

·        Quarta-feira: UBS Tropical, Casas Populares, Minérios, Fortaleza (Da Paz) e Guanabara.

·        Quinta-feira: UBS Palmares Sul, Fortaleza (Da Paz), Grazielly Caetano (Cidade Jardim), Nova Carajás, Liberdade 2, Dr. Bento Torres Pinto (Rio Verde), Palmares 2.

·        Sexta-feira: UBS Tropical, Casas Populares, Nova Carajás, Liberdade 1, VS-10, Jardim Canadá, Palmares Sul.

A vacina contra a Covid-19 foi integrada ao calendário nacional de vacinação, e as doses são seguras e eficazes, permitindo que gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, entre outros grupos específicos, se vacinem.

Dados do Estado do Pará

O Sistema de Monitoramento Estadual da Covid-19 informou que, em 2024, o Pará registrou 12.630 casos da doença, com 95 óbitos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina é a principal ferramenta para prevenir complicações graves da Covid-19 e convida toda a população a se vacinar.

 

Reportegem: Ana Freitas

Assessoria de Comunicação/PMP

 

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários