Quarta, 15 de Janeiro de 2025
21°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Polícia AÇÃO POLICIAL

Força Tarefa prende membros de organização criminosa nacional

Operação Manzuá cumpriu 13 mandados em diversas cidades do Pará

10/01/2025 às 07h29 Atualizada em 10/01/2025 às 08h39
Por: Redação Fonte: O Liberal
Compartilhe:
Os alvos têm diversas funções na organização criminosa, como “torre” (espécie de gerente em um bairro ou cidade). (Foto: Divulgação/PF (imagem de arquivo e meramente ilustrativa))
Os alvos têm diversas funções na organização criminosa, como “torre” (espécie de gerente em um bairro ou cidade). (Foto: Divulgação/PF (imagem de arquivo e meramente ilustrativa))

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PA) cumpriu quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão na Operação Manzuá. São investigados suspeitos de integrar uma organização criminosa de alcance nacional. A operação começou na quarta (8) e terminou nesta quinta (9).

Por volta das 21h30 de quarta-feira, um dos alvos foi preso quando desembarcava de balsa em porto no bairro do Guamá, vindo do município de Gurupá. Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. 

Já nesta quinta-feira, foram realizadas prisões nos municípios de Ananindeua, Xinguara e Santa Izabel do Pará, com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Xinguara, além da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Esse último mandado de prisão foi cumprido contra um alvo que já estava preso, pelo crime de tortura. Também hoje, foram cumpridos mais cinco mandados de busca e apreensão. Todas essas medidas cautelares foram expedidas pela Vara de Combate ao Crime Organizado.

Os alvos têm diversas funções na organização criminosa, como “torre” (espécie de gerente em um bairro ou cidade), orientador, conselheiros de missões, fornecedores e outras.

A operação é parte das ações contínuas da FICCO/PA no combate ao crime organizado no estado. A investigação teve início em abril de 2024, com a prisão de um membro do Comando Vermelho, apontado como líder da facção na cidade de Tomé-Açu, no nordeste paraense. Os mandados de busca e apreensão tiveram participação do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), do Núcleo de Apoio à Investigação de Redenção, da Polícia Federal em Santarém e Polícia Civil em Parauapebas, Xinguara, São João de Pirabas e Gurupá.

A FICCO/PA é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), pela Polícia Civil do Pará (PC/PA) e pela SEAP. Sua principal missão é realizar ações conjuntas e coordenadas no combate ao crime organizado, com foco no tráfico de drogas e nas facções criminosas que operam na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Xinguara - PA
Xinguara - PA
Sobre o município Xinguara é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 07º05'42" sul e a uma longitude 49º56'45" oeste, estando a uma altitude de 279 metros. Sua população estimada pelo IBGE em 2020 é de 45.086 habitantes. Possui uma área de 5779,412 km².
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 01h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 23°

Qui 26°C 20°C
Sex 24°C 21°C
Sáb 26°C 21°C
Dom 30°C 20°C
Seg 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes