O tráfico de animais silvestres é uma das práticas que afetam a fauna do nosso planeta, acentuando o risco de extinção das espécies, além do desequilíbrio ecológico.
A demanda ilegal visa atender pessoas que querem se apropriar desses animais para transformá-los em bichos de estimação. A prática, contudo, é considerada crime e deve precisa ser combatida.
Exemplo disso foi em Marabá, no sudeste paraense, onde uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou três aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente. O resgate aconteceu no último sábado (07) durante ronda realizada pelos agentes na rodovia Transamazônica, a BR-230.
A primeira apreensão aconteceu pela manhã, quando agentes da PRF encontraram o animal sendo transportada numa gaiola que estava escondida dentro do banco de uma motocicleta. A segunda apreensão foi realizada no período da tarde, quando os agentes apreenderam outras aves.
Os envolvidos no crime não apresentaram documentos ambientais e tiveram que assinar um Termo de Circunstanciado de Ocorrência (TCO). As aves, por sua vez, foram encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente de Marabá.
Mín. 22° Máx. 33°