A emoção tomou conta do auditório do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB) durante a entrega de 89 títulos de Regularização Fundiária de forma gratuita à população. O evento, realizado na última quinta-feira (29), contemplou 12 bairros do município, incluindo São José, Novo Horizonte, João Pintinho e Vila Planalto.
A dona de casa Lúcia José, moradora do bairro Estância Feliz há mais de 20 anos, compartilhou com olhos marejados a alegria de receber o título do seu imóvel. “Há muito tempo eu esperava por esse momento. Receber a escritura da minha casa trará segurança jurídica para toda a minha família. Agora sou devidamente proprietária do meu lar, com tudo registrado”, destacou.
Essa ação faz parte do programa municipal “Canaã, Meu Lugar”, em execução desde 2018, que já beneficiou diversas famílias com a regularização de propriedades. O presidente do IDURB, Alisson Milhomem, ressaltou a importância do evento. “É um momento feliz para a comunidade de Canaã dos Carajás. Com a entrega dos títulos de regularização fundiária de forma gratuita, avançamos na regularização de mais de 2.000 famílias e 17 bairros. Essas ações são fundamentais para promover a regularização fundiária em nosso município.”
A iniciativa também integra a Semana Nacional de Regularização Fundiária – Semana Solo Seguro, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa garantir justiça, segurança jurídica e proteção ambiental, fortalecendo o acesso à terra para a população. O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior, esteve presente na cerimônia e enfatizou os benefícios da regularização fundiária.
“O programa de regularização é importante porque agrega valor ao município. Ao regularizar suas áreas, as moradias passam a ter a documentação necessária que confere segurança aos seus moradores. Para que essa propriedade se concretize, é preciso que seja registrada em cartório; o Tribunal de Justiça atua nessa interlocução, auxiliando o cartório no devido registro do título. O trabalho realizado em Canaã demonstra a preocupação da gestão municipal em regularizar as moradias”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com a presença do juiz Lúcio Barreto Guerreiro; Marcos Ramos de Oliveira, chefe de gabinete do corregedor; Mônica de Azevedo, assessora da Corregedoria Geral de Justiça; e André Williams Formiga da Silva, oficial interino do Cartório do 2° Ofício de Registro Geral de Imóveis.
Com informações da Ascom/PMCC
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 21° Máx. 29°