Segunda, 09 de Dezembro de 2024
28°

Parcialmente nublado

Canaã dos Carajás, PA

Cidades CAMPANHA

Canaã dos Carajás realiza projeto de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Serão 16 dias com ações que visam contribuir para a redução da desigualdade e a prevenção da violência de gênero.

26/11/2024 às 07h29
Por: Redação Fonte: ASCOM/PMCC
Compartilhe:
Foto: Diego Barbosa
Foto: Diego Barbosa

Para ouvir ainda mais a voz da luta das mulheres, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Juventude (SEMMJU), realizará uma campanha com o tema: “Não tem desculpa para violência contra as mulheres. Nem agora, nem nunca.”.

O movimento visa intensificar a conscientização e engajar a população na luta pela igualdade de gênero. “É importante ressaltar que o combate à violência deve ser uma luta diária. Nossa cidade conta com uma estrutura organizada para acolher as mulheres e oferecer os serviços disponíveis no município, assegurando seus direitos.”, afirmou a secretária da SEMMJU, Kaliny Ribeiro. “Convidamos toda a sociedade, especialmente os homens, a abraçarem essa causa. É fundamental garantir a segurança e os direitos das mulheres: nossas irmãs, filhas, mães e todas aquelas que podem estar enfrentando situações de violência.”, completou.

Estrutura de apoio às mulheres

É importante ressaltar que o combate à violência deve ser uma luta diária. A cidade conta com uma estrutura organizada para acolher as mulheres e oferecer os serviços disponíveis no município, assegurando seus direitos. Com uma gestão visionária, o município criou a SEMMJU para atuar de forma mais assertiva no combate à violência doméstica e familiar.

A Secretaria também tem promovido atividades de capacitação para a inserção das mulheres no mercado de trabalho, fortalecendo sua independência econômica e profissional. Quando uma mulher chega à delegacia para fazer uma denúncia, a equipe técnica do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) é acionada, com atendimento 24 horas por dia, em regime de plantão.

Apoio técnico e acolhimento às vítimas

Em situações de denúncia, psicólogas e assistentes sociais acompanham as mulheres na delegacia, juntamente com a delegada e os policiais. Eles tomam as medidas necessárias de acordo com a situação. Se a mulher estiver correndo risco de morte, ela é encaminhada para um abrigo seguro. Caso não esteja em risco iminente, a equipe analisa as alternativas de acolhimento, considerando se a mulher pode retornar para sua casa ou se o agressor será preso. Se a vítima não tem condições de voltar para sua residência, ela é encaminhada para um aluguel social, garantindo assim sua segurança e proteção.

A violência contra as mulheres no Brasil

No Brasil, a violência contra as mulheres é um problema alarmante. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, foram registrados mais de 1 milhão de casos de violência contra a mulher, incluindo agressões físicas, psicológicas e sexuais. A cada 7,2 segundos, uma mulher é agredida no país. Essa campanha visa atuar como um alerta e como uma ação preventiva, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Confira a programação da campanha:

  • 25 de novembro – 16h
    Local: Auditório da SEMMJU
    • Lançamento da Campanha
    • Lançamento do livro Histórias de Pioneirismos
    • Certificação do curso Bordando a Paz
  • 03 de dezembro – Dia Mundial Combate a AIDS
    Local: Escolas do Estado (Irmã Laura / João Nelson)
    • Palestras com profissionais CTA
    • Testagem rápida
    • Distribuição de preservativos
  • 07 de dezembro – 18h
    Local: Praça da Bíblia
    • II Encontro de Mulheridade do Carimbó
    • Feira de artesanato e culinária
  • 09 de dezembro – 18h
    Local: Câmara Municipal
    • Seminário: Os reflexos do patriarcado e racismo na saúde mental das mulheres
    • Certificação oficina rede/escola
    • Lançamento do Livro “A força da Mulher Negra”

Denuncie!

Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Existem diversos serviços e instituições que podem prestar o atendimento e o apoio necessários. Diga não à violência!

  • Patrulha Maria da Penha: (94) 99141-8420
  • CRAM: (94) 99149-1255
  • SEMMJU: (94) 99154-4006
  • Polícia Militar (guarnição): (94) 99154-6464
  • Casa Mulher: (94) 99170-3320
  • DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher): (91) 98566-3117
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Canaã dos Carajás - PA
Canaã dos Carajás - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 12h02 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Ter 35°C 22°C
Qua 31°C 21°C
Qui 33°C 21°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes