A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está orientando a população sobre o descarte correto de resíduos da construção civil. Em diversos pontos da cidade, materiais têm sido descartados irregularmente em áreas verdes, causando sérios impactos ambientais.
“A nossa equipe de fiscalização vem recebendo muitas denúncias, tanto de particulares quanto de outros órgãos da Prefeitura, sobre pontos de descarte irregular de resíduos da construção civil. Alguns desses locais acumulam pequenas quantidades, enquanto outros apresentam grandes volumes de entulho. No loteamento Cidade Nova, por exemplo, foram necessários aproximadamente 23 caminhões da empresa Cidade Limpa para limpar totalmente a área.”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Nascimento.
Os resíduos descartados de forma inadequada geram uma série de problemas, como:
• Obstrução de vias e espaços públicos;
• Degradação da qualidade ambiental e da paisagem urbana;
• Proliferação de vetores, como ratos e baratas;
• Assoreamento de córregos e rios;
• Aumento dos custos com limpeza e manutenção das áreas afetadas.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a responsabilidade pelo descarte correto dos resíduos da construção civil é do gerador. “Ou seja, a prefeitura não realiza a coleta de entulho ou resíduos de obras. A prefeitura é responsável apenas pela coleta de resíduos domiciliares e galhadas, provenientes de podas de árvores ou limpeza de quintais.”, explicou o secretário.
Para o descarte adequado de resíduos da construção civil, o secretário orienta. “Ao realizar uma obra, contrate uma empresa especializada com caçambas estacionárias para o depósito do material. Essa empresa, em contato com a prefeitura, transportará o resíduo até a usina de tratamento de resíduos da construção civil, que o recebe de forma gratuita e realiza o processamento dentro do sistema produtivo da usina.”
Quem não realizar o descarte correto poderá ser multado com base na Legislação Ambiental e no Código de Posturas do Município. Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelos números:
Semma Fiscalização: (94) 99126-7492
Código de Posturas: (94) 99137-3434
Mín. 21° Máx. 35°