O concurso para ingresso no quadro de pessoal permanente da Prefeitura de Canaã dos Carajás bateu 75 mil inscritos na tarde de ontem (4), último dia de inscrições, e entrou para a história como o maior concurso em nível municipal do Brasil em 2024 e o maior da história de uma prefeitura das regiões Norte e Nordeste. O volume de inscritos está em linha com a estimativa do Blog do Zé Dudu, que publicou esta matéria originalmente.
O recorde anterior de concurso municipal mais “populoso” do Brasil pertencia ao da Prefeitura de Parauapebas, que, em 2023, mobilizou 59 mil inscrições, que resultaram em cerca de 44 mil pagantes concorrendo a uma das 320 vagas ofertadas. O certame, no entanto, acabou anulado por fraude.
Ainda é cedo para saber quantos inscritos de fato estão no páreo no concurso de Canaã, uma vez que o boleto de inscrição pode ser pago até nesta terça-feira (5). Mas é provável que 50 mil candidatos vão estar aptos às provas, dados os salários atrativos e a quantidade de oportunidades para ensino fundamental, que foi a “frente de trabalho” que mais atraiu inscritos. O número final deverá ser divulgado em breve pela banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Milhares de candidatos com ensino médio e diploma de ensino superior disputam vagas de serviços gerais e segurança patrimonial (vigia) na tentativa de se efetivar em um cargo para chamar de seu, garantindo estabilidade e um salário que dispara todo ano — com penduricalhos embutidos que nem constam do edital.
Não vai caber tanta gente
É verdade que um mesmo candidato se inscreveu para um, dois, cinco cargos diferentes — e isso faz o total de inscritos reais ser menor, como seria em qualquer outro concurso. Mas é verdade também que, se cada papel de inscrição fosse impresso e distribuído, 5.112 municípios brasileiros não teriam moradores suficientes para receber a papelada. Isso mesmo: houve mais inscrições no concurso de Canaã dos Carajás que a população inteira de 5.112 municípios.
74 MIL INSCRITOS — mais inscrições que a população inteira de 5.112 municípios, entre eles:
Mesmo Canaã dos Carajás, com seus aproximadamente 87 mil habitantes hoje na área municipal, contabiliza 67 mil na área urbana, e, portanto, a quantidade de inscritos no concurso é superior à própria quantidade de moradores da cidade. A se confirmar um volume de pagantes em cerca de 50 mil, a cidade de Canaã dos Carajás vai “ralar”, por falta de estrutura e logística, para receber e espalhar tanta gente. Sabidamente, a “Terra Prometida” não possui rede hoteleira suficiente para suportar a muvuca. A saída será ampliar as datas de aplicação das provas.
As provas, aliás, estão marcadas para 26 de janeiro, nos turnos da manhã e da tarde. Mais o Blog do Zé Dudu já havia desafiado o edital em dizer que essa data seria “quebrada” em razão da quantidade de inscritos, atraídos por salários que, na prática, vão dobrar (ou mais que dobrar) em relação ao que aparece no edital.
Mín. 22° Máx. 38°