Canaã dos Carajás valoriza a maternidade. Esse momento sagrado deve ser coberto por serviços públicos de qualidade, que conferem às cidadãs dignidade durante a gestação, parto, puerpério e lactação. Recentemente, o Hospital Municipal Daniel Gonçalves recebeu o selo Hospital Amigo da Criança e inaugurou um Pronto Socorro Obstétrico. As Unidades Básicas de Saúde oferecem atendimento de pré-natal e pós-parto com equipe especializada.
Rede municipal de saúde visa atendimento de excelência às gestantes
Desde que a gravidez é confirmada por meio do teste rápido ou exame Beta HCG, as cidadãs canaenses recebem acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde. O atendimento é realizado pela equipe de estratégia da saúde da família, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo e agente comunitário de saúde. Se necessário, a paciente é encaminhada para atendimento especializado de saúde, assistência social ou de proteção à mulher.
O acompanhamento pré-natal tem, no mínimo, sete consultas. Durante o período, é realizada a estratificação de risco gestacional em todas as consultas, além de ser garantido a realização de exames laboratoriais e de imagem, além do fornecimento de medicamentos conforme período gestacional. As mulheres também participam de palestras, recebem orientação nutricional, suporte emocional e psicológico.
Em caso de pré-natal de alto risco, a paciente recebe atendimento especializado com uma abordagem multidisciplinar, composta por ginecologista/obstetra, especialistas em doenças pré-existentes, como cardiologistas, endocrinologistas e nefrologistas, por exemplo, além de equipe de enfermagem e demais profissionais de saúde.
Canaã dos Carajás oferece atendimento de urgência e emergência obstétrica, com ala exclusiva. O Hospital Municipal possui médicos e enfermeiros especializados. No local, a grávida é acolhida e passa por classificação de risco. Após a consulta, é possível realizar exames laboratoriais e ultrassonografia, são administrados medicamentos e ela pode ficar em observação. O serviço visa acolher as gestantes oferecendo cuidado imediato.
Por meio da Farmácia de Alto Custo, o município também oferece acesso a medicamentos. Um exemplo é a oferta de medicamentos a gestantes com Síndrome Anti-fosfolípide, um distúrbio autoimune na coagulação do sangue que causa trombose em artérias e veias, além de complicações na gravidez, como abortos repetitivos, pressão alta e prematuridade do bebê.
farmácia de Alto custo auxilia cidadãs na busca por medicamentos durante a gravidez
Atendimento humanizado e estrutura acolhedora durante o parto
Com o selo Hospital Amigo da Criança, conquistado em 2023, o HMDG se comprometeu a seguir diretrizes visando a redução da mortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação e o respeito à gestante durante o pré-parto, o parto e o pós-parto. Recém-inaugurada, a maternidade do HMDG foi ambientada para levar conforto e atenção à gestante no período do parto da internação à alta hospitalar.
Quando a gestante dá entrada no hospital em trabalho de parto, ela é acolhida pela equipe obstétrica composta por técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos. Enquanto se prepara para o parto, a paciente realiza práticas não farmacológicos, como cromoterapia, musicoterapia, tem direito a banho quente para relaxamento, massagem entre outros serviços.
Mãe e filha permanecem juntas durante pré-parto realizado em janeiro de 2023
O parto é humanizado, priorizando respeito à gestante, o contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento e a amamentação na primeira hora de vida ainda na sala de parto.
Na enfermaria, o pai tem livre acesso para acompanhar a mamãe. Lá, a puérpera recebe apoio técnico para lactação e é acompanhada pela equipe médica no cuidado e incentivo à amamentação.
Ainda no hospital, o bebê já passa pelas triagens neonatais. Lá, o bebê poderá realizar os testes do coraçãozinho, orelhinha e linguinha, facilitando a realização dos procedimentos preventivos nesse período mais delicado. O HMDG possui uma unidade integrada ao cartório, possibilitando a realização do registro de nascimento no local.
Acompanhamento pós-parto garante bem-estar da mãe e do bebê
Após o parto, às puérperas e lactantes recebem suporte da equipe de saúde. Esse apoio envolve o acompanhamento da recuperação física e emocional da mulher e orientação quanto aos cuidados com o bebê, a amamentação e o planejamento familiar.
O atendimento de saúde às lactantes é fundamental para garantir o bem-estar tanto da mãe, quanto do bebê durante o período da amamentação. O objetivo principal é oferecer suporte e orientações adequadas para um aleitamento materno de qualidade.
Os profissionais da equipe de estratégia de saúde da família desempenham um papel importante nesse tipo de atendimento com a oferta dos seguintes serviços de saúde: consulta puerperal domiciliar entre o terceiro e quinto dia após a alta hospitalar, assistência à amamentação, apoio emocional e psicológico, orientações nutricionais e sobre medicamentos seguros e informações para enfrentar eventuais desafios.
A Farmácia de alto custo também oferta serviços neste período. Um exemplo é o acesso às fórmulas para suprir bebês diagnosticados com alergia à proteína do leite.
Com informações da Ascom/PMCC
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 22° Máx. 33°