Canaã dos Carajás teve a honra de sediar neste domingo (10) o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Marathon (MTB-XCM). A competição foi realizada pela primeira vez na região Norte e mais de 700 atletas participaram, sendo em torno de 100 representantes do município e, entre os demais, estavam atletas de 22 estados.
O evento, que é considerado uma das principais competições do calendário brasileiro de MTB-XCM, atraiu a atenção não só dos amantes do esporte, mas também dos moradores da região, que tiveram a oportunidade de prestigiar uma prova de alto nível. O empresário Rogério Haroldo, que é proprietário da Canaã Bike Shop e já foi vice-campeão do estadual, dessa vez foi voluntário em um dos pontos de apoio.
“Antes de ser empresário, eu já era atleta. Eu já participei de vários campeonatos: o Iron Bike, o Picos Race, no estado de Piauí. E a gente vê que o nível em Canaã está elevadíssimo. Fazendo o campeonato de nível nacional. Hoje, valendo o troféu do melhor do Brasil. Camisa de campeão. Então, a prefeitura está de parabéns e, principalmente, na pessoa da prefeita Josemira, que sempre incentivou o esporte e não mede esforços para apoiar os atletas.”, avaliou.
A largada foi em frente ao Centro Administrativo Municipal em direção a um trajeto desafiador, seguindo pela rodovia Transcarajás, passando pelo Parque Veredas, pela região do Cristalino e voltando pela Fazenda Umuarama, sendo 100 km para as categorias Elite e Master A e B masculino; de 80 km para Elite, Master C e D masculino, A, B, C e D feminino, Juniores, Peso Pesado e Dupla Mista; e de 40 km para Aventura (masculino e feminino) e Master E.
Ao todo, foram 18 categorias oficiais e mais cinco categorias festivas, garantindo a participação de atletas de todos os níveis, com uma premiação total de 80 mil reais. Além do cobiçado título de campeão brasileiro de MTB-XCM, os três primeiros colocados de cada categoria ainda tinham a chance de conquistar a Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, que pode ser um importante apoio financeiro para os atletas que se dedicam ao esporte de alto rendimento.
Segundo o presidente Club de Ciclismo de Canaã dos Carajás C4, Markes Coelho, o evento foi uma conquista que trouxe mais visibilidade para o município. “É a cidade que está em alta, então vai trazer essa visibilidade para seguimento do ciclismo na região. E estamos felizes porque competimos com cidades grandes, essa etapa era para ser no Rio de Janeiro e a gente conseguiu essa conquista. O pessoal vem de longe para buscar uma premiação. E em relação à prática do esporte no cotidiano, a gente percebe que a cidade tem proporcionado cada vez mais isso, com mais ciclovias, bastante infraestrutura e mobilidade urbana”.
Além da chance de mostrar talento e resistência, os competidores puderam explorar as belezas naturais da região que, segundo o presidente da Federação Paraense de Ciclismo, Edilson Ribeiro, causou impacto positivo tanto para os atletas visitantes quanto para a cidade. “É um evento muito disputado por todos os estados e nós não teríamos conseguido trazer aqui para o Pará se não fosse o apoio da Prefeitura de Canaã. A gente teve uma conversa, há dois, na sede da Federação, com o presidente da FUNCEL, que acreditou no projeto. Fizemos o primeiro estadual (2022), aí agora em maio a gente fez outro estadual, que foi o evento teste para o Campeonato Brasileiro. E a gente só tem a agradecer à prefeitura e dizer que Canaã, depois desse evento, ficará conhecida nacionalmente pelos atletas porque foi uma coisa única a surpresa positiva do pessoal com a cidade.”, afirmou.
O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Marathon foi um marco para a região Norte do Brasil e para o esporte como um todo, além de ser motivo de orgulho para a prefeita Josemira Gadelha, por ter Canaã dos Carajás sediando uma competição tão importante para a valorização dos atletas.
“Eu tive muita honra e alegria em receber esse campeonato aqui na nossa Canaã dos Carajás. Nós que estamos trabalhando uma cidade para se tornar referência em qualidade de vida, uma cidade sustentável, que investe na inovação, na tecnologia, na preservação do meio ambiente. Nós trabalhamos para o nosso povo e, também, para recepcionar as pessoas que chegam. Por isso as ciclovias, que vão até é a zona rural, com iluminação completa na cidade, levando iluminação também para a zona rural, o asfalto, as calçadas com piso tátil. Tudo isso faz parte desse cuidado. Isso é trabalhar a saúde para que a gente possa atrair mais pessoas e mostrar uma infraestrutura pensada para o povo.”, enfatizou a prefeita.
Fotos: Diego Barbosa
A prova reuniu a paixão pelo ciclismo, a superação individual e a valorização do esforço dos atletas, consolidando-se como um evento de referência para os amantes das duas rodas. No final, após mais de sete horas de pedaladas intensas, os grandes vencedores foram conhecidos e celebrados. A competição deixou um legado importante para o Norte do país, sobretudo para Canaã dos Carajás, que agora passará a ser reconhecida como um destino promissor para o Mountain Bike no país.
Com informações da Ascom/PMCC
Não deixe de curtir nossa página no Facebook e no Instagram para mais notícias do canaatemdetudo.com
Mín. 22° Máx. 36°